5 dicas importantes para manter a saúde em dia, mesmo trabalhando em período noturno

5 dicas importantes para manter a saúde em dia, mesmo trabalhando em período noturno

Muitos trabalhadores preferem a rotina noturna, mas é bom manter-se atento à saúde física e mental.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o ISMA (International Management Stress Association) efetuaram estudos conclusivos de que os trabalhadores noturnos têm maior propensão a distúrbios de visão, queda de imunidade, problemas cardíacos, digestivos, psicológicos e até mesmo câncer.

Alguns especialistas acreditam que os desgastes causados ao trabalhar durante a noite não compensam os valores pagos. Cabe, é claro, ao próprio trabalhador avaliar.

De qualquer forma, nessas circunstâncias, estar bem de saúde é ainda mais importante. Pensando nisso, separamos 5 dicas simples, porém muito relevantes, para quem trabalha durante a noite cuidar da saúde e ter melhor qualidade de vida:

 

1. Alimentação

Segundo estudiosos da Unicamp, a variação hormonal que causa a sensação de fome (ou sua ausência) é menor durante o período noturno, o que pode incentivar um aumento na quantidade de refeições e, assim, desbalancear a dieta do trabalhador.

Dessa forma, o ideal é ter disciplina e tentar manter uma dieta com alimentação mais leve durante a noite, priorizando frutas e evitando alimentos pesados. Se possível, o trabalhador deve procurar um nutricionista para formatar uma dieta mais adequada ao seu perfil.

 

2. Água, muita água

A ingestão de líquidos durante o período de trabalho é essencial. A desidratação pode afetar negativamente a produtividade do trabalhador, uma vez que compromete o desempenho físico e mental.

No período noturno, embora a temperatura normalmente seja menor do que ao longo do dia, beber água é também muito importante e pode ajudar o trabalhador a manter o foco e evitar o sono.

 

3. Exercícios físicos

A prática recorrente de atividades físicas aumenta a disposição do trabalhador, que pode enfrentar menos dificuldades de se manter ativo durante o período noturno e sofrer menos com os possíveis desgastes causados pela inversão dos horários de trabalho/descanso.

 

4. Sono em dia

Um desafio muito importante para os trabalhadores noturnos é conseguir manter o sono em dia. Como os desgastes físicos e mentais causados pelo trabalho tendem a ser maiores no período da noite, o trabalhador deve se planejar para conseguir dormir pelo menos durante um período de 7 a 9 horas por dia, evitando, assim, maiores problemas para sua saúde.

 

5. Acompanhamento médico

Para quem trabalha durante a noite, não dá pra ficar dando desculpas e evitando as consultas médicas. Nessas condições, é muito recomendado que o trabalhador realize checkups médicos com frequência.

Aquela visita ao clínico geral ou ao cardiologista é muito bem-vinda nesses casos.

 

Compartihe

Mais posts

This will close in 0 seconds

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: