As alergias que surgem em ambientes laborais e os cuidados com a saúde

img2_Noticia_outubro15

A prevenção e os cuidados com a saúde dos trabalhadores devem ser tratados como assuntos de bastante atenção e prioridade dentro do ambiente laboral. O uso correto dos equipamentos de proteção individual e a atenção às alterações climáticas são aliados contra o surgimento das alergias. A poeira, o ácaro e os produtos químicos (tintas, impermeabilizantes, cimento), são as causas mais comuns da doença.

A alergia e a gripe, segundo especialistas, são doenças diferentes com sintomas parecidos. A gripe é uma doença viral, enquanto a alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico. Por isso, a importância do diagnóstico médico para o correto tratamento.

Manter o ambiente organizado e limpo evita riscos, mas é importante também, que o trabalhador esteja sempre atento e procure o serviço médico que presta atendimento à empresa, ao menor indício de alergia. O profissional médico examinará e definirá a relacão da doença com o trabalho para iniciar o tratamento e/ou o afastamento do funcionário.

O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas e máscara, é uma importante forma de evitar alergias. As luvas, por exemplo, impedem a irritação da pele pelo contato com produtos químicos e a máscara filtra a poeira presente no ar.

Espaços fechados, como por exemplo, os escritórios, muitas vezes são suscetíveis ao acumulo de poeira e ácaro, e os trabalhadores que atuam em locais com essas características estão mais propensos ao surgimento de alergias. Já nos ambientes abertos, os maiores riscos aparecem por causa do contato direto do trabalhador com produtos e substâncias químicas.

Dentre as profissões mais suscetíveis a alergias ambientais, estão inclusos:

  • Trabalhadores industriais que atuam em contato com tintas, produtos e substâncias químicas, solventes e plásticos, além de profissionais que trabalham, constantemente, com tinturas, esmaltes e removedores;
  • Trabalhadores agrícolas que lidam com fertilizantes e pesticidas;
  • Profissionais que atuam dentro de escritórios e que trabalham em contato constante com ar condicionado;
  • Operadores de máquinas que emitem gases e substâncias prejudiciais à saúde;
  • Profissionais que atuam com produtos químicos prejudiciais à pele.

Sintomas alérgicos ambientais

Para uma avaliação eficiente dos sintomas das alergias é importante muita atenção ao surgimento de coceiras ou ardor nos olhos, erupções na pele, dor de garganta, dores de cabeça, tontura e fadiga. O diagnóstico da doença é definido a partir da constatação dos sintomas e de avaliações criteriosas de como o trabalhador foi exposto a um determinado tipo de produto ou substância, assim como, a frequência e o período de exposição.

Os fatores que mais definem a suscetibilidade do trabalhador ao surgimento de alergias incluem a idade e o histórico de alergias e da saúde em geral.

Compartihe

Mais posts

This will close in 0 seconds

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: