Ergonomia, uma técnica para a prevenção de doenças no ambiente de trabalho

ergonomia-e-a-prevenção

Estudos e pesquisas de várias entidades e institutos revelam que o ambiente saudável no trabalho favorece a produtividade dos empregados.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), um local de trabalho saudável é aquele em que os trabalhadores e os gestores colaboram em um processo continuo de melhoria, protegendo e promovendo a saúde, o bem-estar, a segurança e a sustentabilidade em todos os ambientes da empresa.

A ergonomia é uma técnica que surgiu especificamente para evitar doenças e prevenir lesões físicas e cognitivas. Tendinites, torcicolos, traumas e amputações são exemplos de lesões físicas. O estresse, o déficit de atenção e a depressão são exemplos das doenças cognitivas.

As técnicas utilizadas na ergonomia são apropriadas para promover a adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores envolvidos. Posturas inadequadas, ambiente de trabalho mal dimensionado, ou que não se ajuste às variações antropométricas de cada indivíduo, além da execução de atividades que exigem movimentos repetitivos são fatores que podem contribuir para o surgimento de lesões físicas.

No entanto, não devemos nos esquecer da importância de manter os processos de trabalho sempre muito bem organizados, pois eventualmente, a desorganização pode também causar diversas patologias. Os ritmos excessivos e acelerados, a postura rígida, a ausência de intervalos entre as atividades, a falta de liberdade do trabalhador, além da pressão por resultados, são fatores que contribuem bastante para o surgimento de lesões cognitivas.

Algumas empresas promovem programas com atividades físicas laborais, cursos e oficinas sobre o assunto. É indicado que as empresas fiquem sempre atentas à postura de seus funcionários, mantenham um ambiente limpo e favorável ao bom desempenho das atividades e busquem promover programas que ajudem a manter a saúde física e mental dos trabalhadores.

Compartihe

Mais posts

This will close in 0 seconds

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: