Os exames clínicos e a importância do diagnóstico completo da saúde dos trabalhadores

img3_not_abr15

Quando se trata de saúde ocupacional, podemos afirmar que os exames clínicos realizados, periodicamente, em trabalhadores que atuam em diversos segmentos são fundamentais para as empresas se manterem prevenidas quanto a possíveis problemas com seus funcionários. Os exames clínicos são obrigatórios e devem ser feitos em todos os trabalhadores e são assim conhecidos:

  • Exames para admissão de funcionários
  • Exames periódicos
  • Exames para mudança de função
  • Exames para retorno ao trabalho
  • Exames de demissão

Cada exame possui sua peculiaridade. Os exames para admissão de funcionários, por exemplo, são fundamentais para que a empresa contratante obtenha total conhecimento sobre a saúde do trabalhador a ser contratado. No caso dos exames periódicos, cabe ressaltar a sua importância na avaliação recorrente da saúde dos empregados, que devem ser realizados por meio de procedimentos de rotina e acompanhamento sistemático, proporcionando ao empregador a segurança necessária aos critérios estabelecidos e exigidos pela legislação.

Assim como nas fases de admissão e avaliação periódica, os demais exames devem também ser realizados quando houver casos de mudança de função, retorno ao trabalho e demissão de funcionários. Essa é uma obrigatoriedade para empresas de todos os segmentos, com objetivo de avaliar a saúde dos trabalhadores, com a possibilidade de diagnosticar determinadas enfermidades ou mesmo limitações do indivíduo para exercerem suas atividades laborais.

Texto redigido pela Assessoria de Comunicação da
Ocupacional Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho

Compartihe

Mais posts

This will close in 0 seconds

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: