Permanecer sentado por muito tempo no ambiente de trabalho pode comprometer a saúde.

img2Not_set14

 

Muitos profissionais que trabalham em escritórios, consultórios ou em locais que oferecem atendimento ao público, permanecem por cerca de 6 a 8 horas sentados durante a execução de suas tarefas diárias. As jornadas de trabalho desses profissionais, sem um planejamento adequado para os devidos cuidados com a saúde, podem causar diversos problemas, como por exemplo:

  • Dores e fadigas musculares
  • Lesões causadas pela má postura e por movimentos repetitivos
  • Doenças cardiovasculares

Embora em muitos casos, trabalhar sentado seja sinônimo de conforto, não podemos deixar de considerar os riscos para aqueles que desempenham suas funções nessa posição por muitas horas durante o dia. São muitos os especialistas da área da saúde que sugerem aos trabalhadores e às empresas, um planejamento de intervalos durante a jornada de trabalho, considerando os devidos alongamentos e ginásticas laborais, com objetivo de preservar a saúde de todos os funcionários.

É importante ressaltar ainda que o corpo humano pode se adaptar, facilmente, a uma determinada postura repetida ao logo de um período. Muitos problemas posturais podem ocorrer, por exemplo, quando o corpo se ajusta a uma cadeira inadequada utilizada no ambiente de trabalho, tornando o trabalhador mais suscetível aos riscos ocupacionais.

Texto redigido pela Assessoria de Comunicação da
Ocupacional Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho

Compartihe

Mais posts

This will close in 0 seconds

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: