BLOG Ocupacional

Categorias

Filtrar posts por data

12 dicas de ergonomia para quem trabalha em indústrias

12 dicas de ergonomia para quem trabalha em indústrias

13 de abril de 2017

Atividades que exigem força excessiva, posturas erradas e excesso de repetições de um mesmo movimento são fatores que podem levar à inflamação de músculos, tendões e nervos. Essas lesões, geralmente curáveis, atingem, principalmente, os membros superiores, como é o caso, por exemplo, das lesões por esforços repetitivos (LER).
Para evitar esse tipo de lesão, o método mais indicado é a prevenção, por meio da realização de movimentos corretos e posturas adequadas. Pensando nisso, separamos 12 dicas para quem atua em pé, com trabalhos manuais ou em profissões em que se faz uso da força física. Confira:

1) Posicionar tudo bem perto para evitar se desviar a todo o instante da postura correta. Se você trabalha em pé, é importante manter-se sempre na vertical e regular a altura do seu posto de trabalho. No caso de trabalhos pesados, regule, mais ou menos, 10 cm abaixo da altura da cintura. Para trabalhos mais leves, na altura dos cotovelos. Já em trabalhos com precisão visual, na altura do tórax.

2) Se você trabalha sentado, tenha atenção à altura da cadeira. Se a cadeira estiver muito baixa, pode causar dor muscular. Muito alta, no entanto, pode causar dor nas costas. Procure manter sempre os pés apoiados.

3) Alterne, sempre que possível, sua postura de trabalho. Se você trabalha sentado, fique em pé e caminhe periodicamente e vice-versa.

4) Nunca force um só padrão de movimento durante a jornada de trabalho. Fora dela, evite tarefas que tenham o mesmo padrão de movimento.

5) Adote exercícios de aquecimento. Dê preferência àqueles com movimentos contrários aos que realiza em seu posto de trabalho.

6) Para levantar cargas pesadas, respire fundo e prenda a respiração. O aumento adicional de pressão no tórax diminui a pressão nos discos da coluna. Flexione as pernas e o tronco em até 45 graus. Lembre-se de avaliar sempre a sua capacidade real e, caso necessário, utilize cinturões e outros equipamentos.

7) Ao pegar peças no interior de caixas ou caçambas com uma das mãos, apoie um dos braços na borda e levante com o outro. Isso alivia a força e a pressão na coluna.

8) Distribua o peso dos dois lados do corpo e carregue com os braços estendidos junto ao corpo. É preferível carregar duas malas do que uma, por exemplo.

9) Somente utilize a posição agachada para levantar peso quando a carga for compacta e caiba entre os joelhos. Levantar carga pesada da forma incorreta pode trazer perigos aos joelhos e à coluna.

10) Desobstrua o acesso à carga a ser levantada e certifique-se das condições do piso para evitar tropeções ou escorregões.

11) Nunca carregue peso na cabeça. Isso pode levar à degeneração dos discos da coluna cervical.

12) Em caso de dor ou desconforto converse com o seu supervisor e, caso necessário, procure atendimento médico.

Categorias

Filtrar posts por data

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba no seu e-mail as novidades da Ocupacional e do mercado de medicina e engenharia de segurança do trabalho.