7 dicas para motivar o empregado na gestão de SST

Um grande desafio ao implantar uma gestão de SST é motivar os funcionários a seguirem as ações propostas. Confira 7 dicas para ter sucesso nesse processo.
7 dicas para motivar o empregado na gestão de SST

Um dos maiores desafios de qualquer empresa que deseja implantar um programa de Segurança e Saúde do Trabalho é motivar os funcionários a seguirem as ações propostas. Em alguns casos, até mesmo a utilização dos EPIs, que deveria ser um consenso, é motivo para queixas. Por isso, além de pensar a melhor estratégia para a gestão de SST, também é preciso avaliar como deve ser feito o engajamento dos empregados.

Em entrevista para o Sesi, o especialista em Desenvolvimento Industrial Marcelo Benedet Tourniuer destaca que essas ações devem ir além do ambiente físico, avaliando também o lado psicossocial. “Para que este engajamento ocorra de modo sustentável, é necessário que os programas ofereçam abordagens diferenciadas de mobilização das pessoas na empresa”, diz.

Por isso, reunimos 7 dicas para que você possa motivar os empregados e fazer com que as ações de Segurança e Saúde do Trabalho sejam bem vistas por todos:

1. Entenda a rotina

Para saber quais são as melhores ações de SST a serem implementadas na empresa, é preciso entender como funciona cada um dos processos. Mas não é só isso. Também é necessário avaliar a dinâmica dos empregados, as dificuldades encontradas e as principais queixas apresentadas. Ao desenhar uma nova ação, é preciso lembrar que o engajamento vai além de motivação. As soluções devem ser integradas e padronizadas de forma orgânica à rotina, pois só assim os empregados podem entender, na prática, a importância de cada uma delas.

2. Realize treinamentos constantes

Os treinamentos de Segurança e Saúde do Trabalho são uma obrigação legal, mas não é apenas por isso que devem ser realizados. Eles são uma forma de disseminar a cultura da empresa e deixar claro quais são as normas internas, estimulando a troca de experiências entre os empregados. Também contribuem para manter a integridade física do trabalhador, evitando acidentes, aumentando a produtividade e minimizando as perdas de patrimônio. Lembre-se que o bem mais valioso de todos é a vida e os treinamentos são uma ótima oportunidade para mostrar a todos esse lado.

22 treinamentos de SST que devem ser descritos no eSocial

3. Ofereça todas as ferramentas e EPIs necessários

De nada adianta envolver os trabalhadores e capacitá-los se não há ferramentas necessárias para que a gestão de SST seja colocada em prática. Criar um ambiente propício para o desenvolvimento dessas ações é essencial para motivar os funcionários, sendo necessário mexer em toda estrutura, desde a revisão da cultura organizacional até a disponibilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) corretos.

Vale lembrar que, em alguns casos, os EPIs são as únicas formas de evitar a exposição a fatores de risco, minimizando o surgimento de doenças ocupacionais que podem comprometer a capacidade laboral. É uma forma de a empresa cumprir a legislação e mostrar que está genuinamente preocupada com a equipe – o que aumenta a moral de todos.

EPI: quais as obrigações da empresa e do empregador?

4. Solicite ideias e envolva as pessoas nas decisões

Se a elaboração dos projetos de SST for feita descolada da equipe de trabalho, ficará a impressão de que é uma decisão arbitrária e imposta. Quando se ouve as pessoas, porém, o funcionário sente que é parte do processo decisório. Assim, ele se integra melhor e abraça a ideia, trabalhando com mais engajamento e pronto para defender as ações junto aos demais colegas.

5. Reconheça trabalhos bem feitos e dê bons feedbacks

Poucas ações estimulam mais a motivação do que o reconhecimento por um trabalho bem feito. No artigo Feedback: a importância desta técnica na rotina empresarial, o administrador Renan Turci avalia que “a utilização do feedback vem para acrescentar com novas oportunidades de conhecimentos e desenvolvimento, fortalecendo as relações e melhorando desempenhos e resultados”. Essa é uma ferramenta que deve ser utilizada sempre que possível, trazendo melhorias significativas para a motivação interna – que tem reflexos também na satisfação do cliente.

6. Crie a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa)

Prevista pela legislação, a CIPA deve estar presente em praticamente todas as empresas e tem como principal objetivo evitar que ocorram acidentes de trabalho decorrentes das atividades realizadas. Ela atua diretamente no engajamento dos colaboradores, seja na promoção de ações preventivas, debates sobre SST e manuais informativos. E como é composta por funcionários da empresa, pode contribuir com o aumento do grau de identificação com as propostas e com toda a gestão de Segurança e Saúde do Trabalho.

7. Utilize a comunicação a seu favor

Existem diversas formas de levar uma informação ao empregado. Cartazes, informativos impressos e boletins internos são as mais usuais, mas para gerar engajamento é preciso ir além. Elaborar campanhas específicas para divulgar ações de SST é sempre uma boa opção, dedicando um período específico – um dia, uma semana ou até mesmo um mês – para aquele assunto. Palestras com especialistas, filmes e atividades lúdicas também são ótimas oportunidades de motivar os funcionários.

Conte com a Ocupacional

Todos esses pontos deixam claro qual o papel das empresas na busca por aumentar a motivação dos funcionários na gestão de SST. Para que isso ocorra, porém, é preciso contar com programas bem estruturados. Que tal consultar a Ocupacional e ver como podemos te ajudar?

Solicite uma proposta

Compartihe

Mais posts

This will close in 0 seconds

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: