BLOG Ocupacional

Categorias

Filtrar posts por data

A importância de prevenir e gerir multas e passivos trabalhistas

7 de fevereiro de 2017

A importância de prevenir e gerir multas e passivos trabalhistas

As empresas gastam milhares de reais com as reclamatórias trabalhistas quanto aos casos de insalubridade – quando o trabalhador é exposto a agentes nocivos à saúde no ambiente de trabalho – e periculosidade – quando as atividades laborais oferecem riscos –. As reclamatórias relacionadas a acidentes laborais, doenças profissionais e doenças do trabalho geram gastos ainda maiores.

Os recursos gastos com o pagamento das reclamatórias trabalhistas poderiam ser aproveitados em ações de prevenção e melhorias no ambiente de trabalho. As instituições não fazem os investimentos necessários na saúde e na segurança do trabalhador.

Fazer a gestão de documentos como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) ou o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) é muito mais barato do que o custo da negligência.

Esses documentos são dinâmicos e tornam possível neutralizar e, até mesmo, eliminar a insalubridade no ambiente de trabalho, bem como fazer a gestão das atividades periculosas, oferecendo maior segurança tanto para o empregado, como para o empregador.

A prevenção, seja como um investimento na segurança e saúde do trabalho, seja na correta gestão de laudos técnicos e documentos, é a grande aliada do empresário. Realiza os laudos técnicos para o cumprimento da legislação trabalhista – insalubridade e periculosidade – e previdenciária – LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho). As empresas são orientadas nas tomadas de decisão e os impactos sobre o pagamento de multas e indenizações são reduzidos. As situações de risco, acidentes e doenças do trabalho são reduzidas com a criação de medidas protetivas, corretivas e preventivas.

Categorias

Filtrar posts por data

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba no seu e-mail as novidades da Ocupacional e do mercado de medicina e engenharia de segurança do trabalho.