Câncer pode ser causado pela exposição a agentes químicos e a insalubridade no trabalho

img_not3_fev15

Mesmo sendo considerada uma doença conhecida, muitas vezes fatal, e que afeta milhares de pessoas no mundo, nem todos sabem que o desenvolvimento de um câncer pode estar também, diretamente relacionado ao trabalho. Existem alguns tipos de câncer que surgem em ambientes laborais e muitos portadores dessa doença, desconhecem suas causas.

Os tumores malignos como os de pulmão, pele, fígado, laringe, bexiga e leucemias, podem estar relacionados à ocupação profissional do paciente. Os riscos causados pela exposição a locais insalubres e a determinados agentes químicos, classificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como cancerígenos, são também considerados os principais causadores de vários tipos de câncer desenvolvidos em ambientes laborais que oferecem condições precárias.

É fundamental que os profissionais da saúde que atuam, especificamente, no tratamento do câncer, questionem seus pacientes sobre a ocupação profissional, além dos hábitos, rotinas e as condições de trabalho. Dessa maneira, há uma grande possibilidade de entendimento quanto à causa da doença, se constada, por exemplo, a exposição diária a agentes químicos cancerígenos no ambiente de trabalho.

As empresas devem estar sempre atentas em nortear seus funcionários, oferecendo subsídios, além de orientações de profissionais da saúde. Nesse caso, é necessário que se faça um levantamento detalhado do histórico da saúde dos trabalhadores, considerando os aspectos pessoais e profissionais. Ponderando também, que existem vários tipos de câncer que podem ser relacionados ao trabalho, é correto afirmar que uma avaliação constante e cautelosa das condições do ambiente laboral torna-se necessária.

Texto redigido pela Assessoria de Comunicação da
Ocupacional Medicina e Engenharia de Segurança do Trabalho

Compartihe

Mais posts

This will close in 0 seconds

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: