BLOG Ocupacional

Categorias

Filtrar posts por data

Como fazer a gestão de risco contra a Covid-19?

Como fazer a gestão de risco contra a Covid-19?

29 de julho de 2020

Quando este artigo foi escrito, o Brasil mantinha uma média de mil mortes diárias por Covid-19 nas últimas quatro semanas. Cerca de 85 mil pessoas já perderam a vida e esses números são sinais de alerta para as empresas que não puderam parar e aquelas que estão retornando às atividades. Diante desse cenário, e até haver solução definitiva, elas têm a responsabilidade de manter a integridade de seus funcionários, e a Ocupacional criou um programa para auxiliá-las nesse processo.

A Gestão de Risco Colaboradores Covid-19 é uma forma de aliar tecnologia com ações de prevenção para disseminação da doença. A partir de um autodiagnóstico feito pelo funcionário será possível identificar pontos de atenção e agir para que eles não se tornem um problema. Além, claro, de possibilitar um acompanhamento médico de qualidade para quem apresenta sintomas.

Como funciona o programa?

Para fazer uma boa gestão de riscos, o primeiro passo é identificar o problema e agir de forma preventiva. Neste caso, é preciso saber quais funcionários apresentam sintomas de Covid-19 e atuar rapidamente para evitar que eles disseminem a doença entre os colegas. Isso é feito por uma autoavaliação diária realizada pelos empregados, por meio do aplicativo disponibilizado pela Ocupacional ou pelo formulário web disponível.

Neste aplicativo é possível indicar se a pessoa está com caso confirmado de Covid-19, se está apresentando sintomas no momento e quais são esses indícios – como persistência da febre, falta de ar e aumento da frequência respiratória. Também há um campo para preenchimento da temperatura atual e envio de uma foto do termômetro. Diante desses dados, o app avalia as respostas e, se houver colaboradores com casos suspeitos, envia um alerta para a Ocupacional.

O caso será analisado em detalhes e, se o potencial for confirmado, serão definidas as ações a serem tomadas, seguindo todos os protocolos recomendados. A primeira consulta é realizada por atendimento a distância, para avaliar com segurança o estado de saúde do funcionário. O corpo clínico da Ocupacional, então, define como será feito o acompanhamento do paciente e indica o melhor tratamento de acordo com os sintomas.

Em resumo, o programa Gestão de Risco Colaboradores Covid-19 funciona da seguinte maneira:

  • Autoavaliação diária de saúde dos funcionários;
  • Avaliação das respostas pelo aplicativo;
  • Caso haja suspeita, a Ocupacional recebe um alerta;
  • Definição das ações de proteção a serem tomadas;
  • Acompanhamento médico do paciente suspeito;

Também é possível contratar apenas o aplicativo e o dashboard de avaliação dos dados, sem o acompanhamento e a gestão médica. Tudo para melhor se encaixar à realidade e às condições atuais da sua empresa.

App - Gestão Saúde

Controle total dos dados

Para gerenciar melhor todas as informações, os gestores da empresa têm acesso a um relatório analítico e customizável sobre o estado de saúde dos funcionários e a evolução do acompanhamento médico na empresa. No painel administrativo há um controle dos números de acordo com cada área, indicando o número de colaboradores saudáveis, suspeitos e confirmados. Também é possível fazer análises por quem é do grupo de risco e qual a situação de trabalho no momento – home office, afastamento, atuando presencialmente ou outras.

O sistema possibilita uma gestão completa dos dados, inclusive com a emissão de alertas sobre quem não preencheu o autodiagnóstico. Tudo isso em um dashboard interativo e feito a partir de um banco de dados exclusivo para cada cliente, garantindo a proteção das informações de saúde dos colaboradores.

App Gestão de Saúde - Dashboard

Soluções para combate à Covid-19

O cenário atual é incerto e exige cuidados redobrados com a segurança e a saúde dos funcionários. Pensando nisso, a Ocupacional reuniu sua experiência de 30 anos de mercado para criar uma série de ações para auxiliar sua empresa nesse momento de crise. A Gestão de Risco Colaboradores Covid-19 é só mais uma das soluções para que as atividades possam retornar com segurança. Clique no botão abaixo e veja como podemos te ajudar.

Solicite uma proposta

Categorias

Filtrar posts por data

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba no seu e-mail as novidades da Ocupacional e do mercado de medicina e engenharia de segurança do trabalho.