Como manter o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Ferramentas como o WhatsApp mudaram as regras da comunicação nas empresas e deixaram tudo mais instantâneo. Com isso, não mais importa que o expediente tenha terminado. Basta visualizar a mensagem para que a sua vida profissional se mescle completamente com a pessoal.
Como manter o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

Sair no fim do expediente, ir para casa e se ver livre das preocupações com o trabalho. Uma rotina que parece tão simples, mas que se tornou objeto de luxo para muitos empregados. Os mensageiros eletrônicos, como o WhatsApp, mudaram de vez as regras da comunicação nas empresas e deixaram tudo mais instantâneo. Com isso, não mais importa que o expediente tenha terminado. Basta visualizar a mensagem para que a sua vida profissional se mescle completamente com a pessoal.

Essa mudança de comportamento é algo que precisa ser encarado de forma séria pelos trabalhadores, pelas empresas e pelo governo. De acordo com a Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupa a 26ª posição – de 38 países avaliados – no ranking de equilíbrio vida-trabalho, que mede a relação entre o tempo dedicado ao trabalho e ao lazer. Os números ficam mais preocupantes quando se analisa a porcentagem de empregados com jornadas superiores a 50 horas semanais: 7,1%, na 23ª posição. Apesar disso, esse valor é inferior à média da OCDE, de 13%, impulsionada por países como Turquia (33,8%), México (29,5%) e Japão (21,8%).

Esse é um ciclo difícil de ser rompido, ainda mais quando se pensa em um mercado altamente competitivo e que cobra uma alta performance a todo momento. Com isso, é comum que as pessoas apenas continuem a trabalhar e nem percebam que estão deixando de lado a vida pessoal, a família e os amigos. Isso é tão sério que pode começar afetar até mesmo a saúde física e mental, trazendo prejuízos em longo prazo.

Encontrar o equilíbrio entre esses dois lados tem se tornado um grande desafio nos tempos atuais. Por isso, reunimos oito dicas que podem ajudar empresas e trabalhadores a lidar melhor com esse problema:

1. Dê mais flexibilidade para o trabalhador

Quando houve a greve dos caminhoneiros, em 2018, as empresas precisaram abrir mão da presença física dos empregados para continuar funcionando. Esse movimento mostrou que o brasileiro consegue ser produtivo mesmo fora do escritório. Mas apesar dos bons resultados, essa ainda não é uma realidade comum no país. De acordo com o relatório da empresa de soluções em Recursos Humanos, Randstad, 75% dos empregados trabalham da maneira tradicional. Quando a pergunta muda, 76% dizem preferir trabalhar de forma remota. O motivo é bem simples: 90% dos entrevistados acreditam que assim é possível equilibrar melhor a vida pessoal e a profissional, sendo que 86% acham que isso aumenta a criatividade, a produtividade e a satisfação pessoal.

2. Tenha prioridades bem definidas

Muito do desequilíbrio entre vida pessoal e profissional está na dificuldade das empresas e dos trabalhadores em definir prioridades. É preciso ter em mente que nem todas as tarefas têm o mesmo grau de importância e que nem tudo precisa ser resolvido naquele instante. Além disso, não há uma definição clara de quais são os objetivos pessoais a serem atingidos. Há casos, lógico, em que esses dois mundos precisam se mesclar. Mas, na maioria das vezes, isso pode ser evitado. Basta que todas as partes envolvidas estejam alinhadas e entendam a importância de uma gestão do tempo para que tudo saia de acordo com o combinado.

3. Trabalho em conjunto é a chave

Seja em casa ou no trabalho, manter relações saudáveis é fundamental para conquistar uma melhor qualidade de vida. Nos dois casos, porém, o excesso de atividades pode fazer com que as pessoas se concentrem demais em si mesmas e não consigam compreender as limitações do outro. Por isso, é necessário sempre estimular o diálogo e o crescimento conjunto, desenvolvendo o diálogo e doando-se mais.

4. Ninguém é multitarefa

Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Stanford mostrou que ser multitarefa é menos produtivo do que fazer uma coisa de cada vez. As pessoas que tendem a realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo apresentaram problemas com organização de pensamentos, sendo incapazes de filtrar informações inúteis. Além disso, mostraram-se mais lentas para trocar de uma tarefa para outra. Ou seja, focar em uma única tarefa vai te ajudar a finalizar as entregas daquele dia e poder se preocupar menos quando for para casa.

5. Não descuide da saúde

Não é raro que alguém imerja tanto no trabalho que se esqueça de cuidar da própria saúde física e mental. Isso costuma ocorrer, por exemplo, quando alguém decide se focar para dar um salto na carreira. Mas também acontece em momentos de muito estresse ou com demandas em excesso. Os reflexos desse empenho são sentidos em todas as áreas da vida, com prejuízos para as relações pessoais até problemas de saúde gerados pelo excesso de trabalho. Por isso, reservar um tempo para si mesmo é fundamental.

6. Mantenha-se sempre atualizado

Dedique parte do seu tempo para aprender coisas novas, seja para melhorar suas habilidades no trabalho ou para desenvolver aquele passatempo que você tanto quer começar. Se manter intelectualmente ativo aumenta seu prazer ao realizar qualquer atividade e, com isso, melhora a sua qualidade de vida.

7. Divirta-se

Este é um ponto que costuma ser negligenciado em momentos de crise, mas que não pode ser deixado de lado. Mesmo em uma rotina corrida, é preciso tirar um tempo para a família, para os amigos e até mesmo para si mesmo. É o que diz o estudo A importância do lazer para a qualidade de vida do trabalhador, por exemplo. De acordo com os pesquisadores, “o lazer proporciona um alívio para as tensões que adquirimos durante o trabalho. Sabemos que os estresses nos levam a alguns conflitos que são relacionados aos fenômenos sociais da vida. Assim, a prática de algumas atividades de lazer nos trará um relaxamento, aumentando a nossa qualidade de vida”.

8. Tenha em mente que é um caminho

Na vida real, não existe mágica que fará você aprender a conciliar sua o pessoal com o profissional. É tudo uma questão de tentativas e adaptação à nova realidade. Você precisa entender o que funciona e o que não funciona para você, aplicando os aprendizados em seu cotidiano. E não se preocupe: os resultados não virão imediatamente, mas aos poucos você começará a senti-los.

Estruture sua empresa

As empresas têm um papel fundamental na busca dos funcionários por um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Pensar no bem-estar de quem trabalha com você não é apenas uma questão de valorização do outro, mas também de melhoria dos indicadores da empresa. Produtividade e qualidade dos serviços são apenas alguns dos ganhos. E tudo isso pode começar com um programa bem estruturado de Saúde e Segurança. Que tal consultar a Ocupacional e ver como podemos te ajudar?

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