Engenharia / Segurança do Trabalho

Os programas legais de trabalho são dedicados à saúde e segurança do trabalhador, com objetivo de reduzir ou até mesmo eliminar no ambiente de trabalho das empresas, os acidentes e as doenças ocupacionais.

Qual a importância dos programas de segurança do trabalho?

A saúde e segurança no trabalho são fundamentais para potencializar a produtividade e a competitividade na indústria brasileira. As ações de SST quando implementadas de maneira eficiente, geram excelentes resultados às empresas, que com o tempo, conseguem reduzir o número de afastamentos de longo prazo, além de preservar a capacidade laboral do trabalhador.

Os programas de segurança do trabalho são compostos por medidas educativas, preventivas, de conscientização e de avaliações ambientais, com o objetivo de identificar e eliminar problemas existentes no ambiente de trabalho, considerando os riscos físicos, químicos e biológicos.

Elaboração de Laudos

São documentos que podem ser utilizados para meios judiciais ou não, devendo ser elaborados por médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho, visando comprovar o nexo da causalidade, constatação de doenças profissionais, insalubridade, periculosidade e outros.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em seu artigo 195, estabelece que:

“a caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho e Emprego, far-se-ão através de perícia a cargo de médico do trabalho ou engenheiro do trabalho, registrados no Ministério do Trabalho e Emprego”.

O Laudo Técnico de Periculosidade é um documento de análise referente às condições do ambiente de trabalho em relação às avaliações sobre os seguintes riscos: explosivos; inflamáveis líquidos; inflamáveis gasosos; radiação ionizante e outras substâncias radioativas.
O Laudo Técnico de Insalubridade trata-se da avaliação pericial conclusiva sobre os aspectos e as condições no ambiente de trabalho, referente à análise da exposição de trabalhadores aos agentes insalubres.
O Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho retrata as condições do ambiente de trabalho de acordo com as avaliações de riscos, concluindo sobre a caracterização da atividade como especial.
O Perfil Profissiográfico Previdenciário é um documento histórico-laboral do trabalhador, apresentado em formulário instituído pelo INSS, contendo informações detalhadas sobre as atividades a serem exercidas, exposição a agentes nocivos à saúde, resultados de exames médicos e outras informações de caráter administrativo. O modelo deste encontra-se no Anexo XV da Instrução Normativa nº 118/2005 do INSS. O objetivo do PPP é apresentar, em um só documento, o resumo de todas as informações relativas à fiscalização do gerenciamento de riscos e existência de agentes nocivos no ambiente de trabalho, além de ser o documento orientador ao processo de reconhecimento de aposentadoria especial.

Treinamentos e Palestras

O Grupo Ocupacional atende a todos os segmentos empresariais, atuando nas áreas da Medicina e da Engenharia de Segurança do Trabalho. , oferecendo consultorias, treinamentos, capacitação e desenvolvimento técnico para prevenção aos riscos ocupacionais no meio ambiente laboral.

A Engenharia de Segurança do Trabalho em parceria com a Medicina do Trabalho, se preocupam em sanar todos os problemas e riscos encontrados dentro das empresas. Para o desempenho eficiente de uma equipe é fundamental que todos os trabalhadores recebam treinamentos, visando conscientizá-los de que a segurança no trabalho deve ser um hábito diário e não um dever a ser cumprido.

Os treinamentos e palestras oferecidos pelo Grupo Ocupacional são fontes permanentes de consultas, com objetivo de prevenir acidentes de trabalho, mantendo a saúde e o bem estar dos trabalhadores.

Confira a seguir mais detalhes sobre alguns dos treinamentos e palestras oferecidos pelo Grupo Ocupacional:

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tem como objetivo prevenir acidentes e doenças, buscando conscientizar os funcionários de que a segurança no trabalho começa com o trabalhador. Daí a necessidade de informá-lo e treiná-lo através de cursos, palestras e textos elucidativos. O Grupo Ocupacional, procurando ser parceira de seus clientes, promove as seguintes palestras informativas: “Como criar a CIPA” e “Que atividades desenvolver com o objetivo de alertar aos funcionários sobre a segurança no local de trabalho”.
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho está voltada para a prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes de trabalho quanto a doenças ocupacionais. É obrigatória para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPA), devendo ser realizada com frequência anual. O Grupo Ocupacional, com intuito de contribuir com seus clientes, possui um programa de palestras a serem ministradas na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
Este treinamento visa capacitar e qualificar os trabalhadores da construção civil e promover a atualização dos critérios de segurança do trabalho.
Este treinamento visa capacitar e qualificar os trabalhadores da construção civil e promover a atualização dos critérios de segurança do trabalho.
Este treinamento tem como objetivo a qualificação de trabalhadores da construção civil para capacitá-los às atividades realizadas em altura.
O objetivo deste treinamento é proporcionar aos participantes fundamentos teóricos sobre a ergonomia, para que sejam desenvolvidas as habilidades, considerando os riscos ergonômicos, além do conhecimento referente à legislação e os programas preventivos.

O Grupo Ocupacional oferece ainda treinamentos e palestras, abrangendo os seguintes temas:

  • Membro designado de CIPA
  • EPI
  • Segurança do trabalho em geral
  • Princípios de combate a incêndio
  • Primeiros socorros

O Grupo Ocupacional oferece também, treinamentos e palestras abrangentes, referentes aos seguintes temas da Medicina do Trabalho:

  • AIDS e DST
  • Prevenção ao alcoolismo e ao uso de drogas
  • Tabagismo
  • Doenças ocupacionais
  • Stress e qualidade de vida
  • Diabetes Melitus
  • Meningite
  • Gravidez na adolescência
  • HAS – Hipertensão
  • Higiene pessoal
  • Saúde da mulher
  • Saúde do homem
  • Silicose
  • Tuberculose
  • Influenza
  • Dermatoses ocupacionais
  • Controle de infecções
  • Câncer de mama
  • Câncer de próstata

Análise em Ergonomia

O Grupo Ocupacional oferece completo programa ergonômico que busca a adaptação postural dos trabalhadores às condições do meio ambiente laboral, visando o conforto de todos e uma maior eficiência produtiva.

Os programas ergonômicos elaborados pelo Grupo Ocupacional são realizados de acordo com as características e as especialidades de trabalho de cada empresa, com o objetivo de proporcionar os treinamentos adequados e a capacitação dos trabalhadores a uma maneira mais eficiente e segura de execução das atividades diárias.

Trata-se de um trabalho inter-profissional que, baseado num conjunto de ciências e tecnologias, procura o ajuste mútuo entre o ser humano e o seu ambiente de trabalho de forma confortável e produtiva, procurando adaptar atividades diárias de trabalho às pessoas.

A perícia ergonômica pode ser executada por médico do trabalho, por engenheiro de segurança ou por ambos, de acordo com as necessidades de cada empresa. Com a assessoria de sua área jurídica, o Grupo Ocupacional está capacitado para sugerir minuta de Petição de Concordância com o Laudo Oficial e com o Parecer Técnico do Assistente da Ré, além de propor Petição de Contestação ao Laudo Oficial, com pedidos de esclarecimentos.

Nossa equipe de treinamento possui excelente base de biomecânica e capacitação para abordar situações inadequadas ao trabalho. O Grupo Ocupacional oferece palestras e treinamentos com alta aplicabilidade dos conteúdos e destaques para as principais situações antiergonômicas abordadas: Fazer esforço muscular excessivo; manter o corpo fora do eixo vertical natural; ficar de pé e parado durante a maior parte da jornada trabalho; trabalhar com os braços acima do nível dos ombros; fazer pequenas contrações estáticas, porém mantidas por muito tempo; permanecer por muito tempo sentado e em posição estática ou forçada; movimentar, carregar e levantar cargas muito pesadas; fazer esforços longe do corpo; fazer esforços com a coluna torcida e movimentar o corpo de maneira brusca e repetitiva sem o devido tempo de repouso. Conheça alguns dos treinamentos ergonômicos oferecidos pelo Grupo Ocupacional:

• Transporte Manual de cargas
• Educação postural no trabalho
• Importância da prática da Ginástica Laboral
• Soluções Ergonômicas
• Trabalho em Teleatendimento

São exercícios de alongamentos e aquecimentos realizados no ambiente de trabalho, utilizados como forma preventiva e reguladora das atividades ocupacionais. A Ginástica Laboral possibilita a retomada do equilíbrio da integridade física, cognitiva, mental ou tensional dos trabalhadores.

É a orientação individual realizada no ambiente laboral, que auxilia o trabalhador para uma eficiente adaptação postural, de acordo com suas atividades diárias.

São reuniões mensais avaliativas realizadas para instituir ações eficazes que visam todo o processo ergonômico implantado em uma empresa. O Comitê Ergonômico caracteriza-se pelo conjunto de ações capazes de abordar os problemas existentes no ambiente laboral, proporcionando melhoria gradativa e consistente das condições de trabalho. Esse procedimento acompanha o impacto causadas por mudanças tecnológicas, organizacionais e de trabalho.

O Grupo Ocupacional realiza análise detalhada dos níveis de iluminação no ambiente laboral, visando verificar a existência de efeitos indesejáveis que ofuscam ou geram contrastes visuais aos trabalhadores. As avaliações são feitas com o objetivo de levantar o coeficiente de iluminância, em conformidade com a norma regulamentadora vigente, considerando os índices de iluminações artificial e natural no ambiente de trabalho.

Perícias em Engenharia

O Grupo Ocupacional oferece Assistência Técnica em Processos Judiciais, considerando os seguintes itens:

  • Representar a contratante na condição de perito assistente;
  • Dar subsídio ao setor jurídico para instruções na formulação de quesitos;
  • Acompanhar o perito oficial na diligência realizada ou no endereço indicado;
  • Produzir o Laudo Pericial Assistencial;

A palavra Perícia vem do latim e pode ser definida como “vistoria ou exame de caráter técnico e especializado”. É a mesma conceituação que traz o Código de Processo Civil, art. 464 – CPC / 2015: “a prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação”. O Médico Perito é o profissional capacitado aos procedimentos que envolvem a Perícia Médica e a Perícia Médica Judicial.

A Perícia Médica é, portanto, um procedimento executado por um profissional médico e consiste numa avaliação (exame médico do periciado – que pode ser um segurado, um autor, um réu, etc.) quando a questão tratada necessitar do parecer deste técnico. Já a Perícia Médica Judicial, visa determinar o estado de saúde do periciado e sua capacidade, incapacidade ou redução de capacidade geral e/ou laborativa.

Doença ocupacional é designação de várias doenças que causam alterações na saúde do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Elas se dividem em doenças profissionais ou tecnopatias, que são sempre causadas pela atividade laboral, e doenças do trabalho ou mesopatias, que podem ou não ser causadas pelo trabalho.

As perícias de insalubridade e periculosidade são procedimentos técnicos que devem ser realizados para determinar se a empresa deve ou não pagar adicionais de acordo com as funções dos trabalhadores. São funções que oferecem certo grau de risco ou perigo e, assim, devem ser melhor remuneradas, segundo a CLT.

A perícia em acidente de trabalho diz respeito a um processo importante, pois define os rumos dos acontecimentos. Em caso de problemas dessa natureza, é necessário fazer uma análise completa da situação, inclusive por permitir as melhores soluções para ela.

This will close in 0 seconds

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: