BLOG Ocupacional

Categorias

Filtrar posts por data

Prevenção e combate à LER/DORT: consciência e saúde corporal para o trabalhador

25 de março de 2016

img4_noticia_mar16

A utilização sistemática dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o mobiliário adequado às características fisiológicas individuais, as pausas para descanso, que não atrapalhem o desenvolvimento do serviço e a prática da ginástica laboral previnem a sobrecarga e as lesões no sistema músculoesqulético, advindas das tarefas repetitivas nos afazeres domésticos e, principalmente, no ambiente de trabalho.

Esforços vigorosos, vibrações, pressão contra superfícies duras, posições que prejudicam a musculatura são os principais causadores dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que vem crescendo nos últimos anos, gerados por fatores biomecânicos. Estes distúrbios causam dor e levam à incapacidade temporária ou permanente de realização de movimentos. Alteração de sensibilidade, perda de coordenação motora ou força, sensação de frio ou calor, sensação de peso, fadiga, dormência, câimbra, acometimento psicológico, são alguns sintomas.

A movimentação do sistema músculoesqulético, por meio da ginástica laboral, que pode ser desenvolvida no próprio ambiente de trabalho, tem o poder de melhorar o bem-estar físico e psíquico dos trabalhadores.

A prática diária dos exercícios no ambiente de trabalho tem como objetivo prevenir doenças causadas por esforços repetitivos e ainda motivar mudanças nos hábitos posturais, desenvolvendo e despertando nos trabalhadores a consciência em prol da saúde corporal.

Categorias

Filtrar posts por data

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba no seu e-mail as novidades da Ocupacional e do mercado de medicina e engenharia de segurança do trabalho.