Soluções para sua empresa
Segurança e Medicina do Trabalho

Conheça as assessorias em Segurança e Saúde do Trabalho oferecidas pela Ocupacional. Trabalhamos com oito programas de SST, realizando orientações especializadas para que sua empresa possa se adequar às Normas Regulamentadoras (NRs) exigidas pela Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia.

Clique nos programas para ver mais detalhes e solicite uma proposta!

PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Para preservar a saúde e as integridades física e mental dos trabalhadores, todas as empresas que admitem empregados são obrigadas a realizar o PCMSO. Previsto pela Norma Regulamentadora 7 (NR 7), ele determina a execução de uma série de exames ao longo do contrato, de modo a avaliar possíveis impactos da atividade na saúde do funcionário. São os casos, por exemplo, do exame admissional, do periódico e do demissional.

Saiba mais sobre o PCMSO

PPRA: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Estabelecer ações para preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores, considerando os possíveis riscos existentes no ambiente de trabalho. Esse é o objetivo do PPRA, um programa obrigatório para todas as empresas e previsto pela Norma Regulamentadora 9 (NR 9). Ele deve ser construído com base no reconhecimento, na antecipação, na avaliação e no controle de riscos ambientais existentes ou que venham a existir, levando em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Além disso, o PPRA é parte integrante de um conjunto mais amplo de iniciativas, devendo estar articulado com o PCMSO.

Saiba mais sobre o PPRA

PCMAT: Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho

Previsto pela Norma Regulamentadora 18 (NR 18), este programa estabelece quais as condições e as diretrizes de segurança a serem seguidas em obras e atividades relativas à construção. A partir da definição de atribuições e responsabilidades à equipe que administrará o serviço, o PCMAT garante a integridade de todos os envolvidos – direta ou indiretamente – na realização da atividade, sejam eles trabalhadores fixos, terceirizados, fornecedores, contratantes ou até mesmo visitantes.

PCA: Programa de Conservação Auditiva

Integrado ao PPRA e ao PCMSO, este programa oferece as diretrizes a serem seguidas em ambientes com ruídos excessivos. Está previsto na Norma Regulamentadora 7 (NR 7) e na Portaria nº 19/98, compreendendo as seguintes atividades: avaliação dos níveis de ruído a que os funcionários estão expostos; audiometria pré-admissional e periódica; acompanhamento dos limiares auditivos; orientação sobre possíveis danos ocasionados pela exposição a níveis elevados de ruído e sobre as medidas preventivas que devem ser tomadas.

Saiba mais sobre a perda auditiva relacionada ao trabalho

PPR: Programa de Proteção Respiratória

Pensando em promover uma completa proteção respiratória dos trabalhadores, o PPR é o programa que adequa a utilização dos equipamentos de segurança aos riscos existentes no ambiente de trabalho. Previsto pelas Normas Regulamentadoras 9 e 15 (NR 9 e NR 15), tem como objetivo garantir o uso correto dos equipamentos de proteção, além da realização de treinamentos junto a especialistas na área – conforme Instrução Normativa I.N nº 1 de 11/04/94 do Ministério do Trabalho e Emprego, da CLT e das NRs 6 e 9.

Saiba mais sobre os problemas causados pela má qualidade do ar

PGR: Programa de Gerenciamento de Riscos

Para atender às exigências da Norma Regulamentadora 22 (NR 22), o PGR contempla uma série de ações para antecipar, reconhecer, avaliar, monitorar, registrar e divulgar os dados referentes aos fatores de riscos ocupacionais originados dos processos de trabalho. É obrigatório para empresas que atuam na área de mineração e suas subcontratadas, trazendo melhorias indispensáveis à preservação da saúde e da integridade física do trabalhador.

PCV: Programa de Conservação Vocal

Os profissionais que utilizam a voz como principal instrumento de trabalho – como operadores de telemarketing, professores e representantes de vendas – possuem a proteção do PCV. O programa tem como objetivo realizar treinamentos vocais junto aos funcionários, de modo que eles aprendam a não desgastar a sua principal ferramenta de trabalho. Com isso, há uma melhoria na qualidade do atendimento, no bem-estar e na produtividade do funcionário.

PPRPS: Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares

Os trabalhadores que atuam com prensas e equipamentos similares possuem um programa de segurança específico: o PPRPS. Ele é feito como um planejamento estratégico de ações, que devem ser implantadas para garantir proteção adequada à integridade física e à saúde dos funcionários. Previsto pela Norma Regulamentadora 12, tem como principal objetivo evitar acidentes com operadores de máquinas desde as fases de projeto até a utilização dos equipamentos.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba no seu e-mail as novidades da Ocupacional e do mercado de medicina e engenharia de segurança do trabalho.