Ergonomia: monte o home office com o que se tem em casa

É preciso ter liberdade em casa para adaptar o home office às condições adequadas e regras de ergonomia.

Como não há duas casas com as mesmas condições, é preciso ter liberdade para adaptar as regras de ergonomia para cada realidade.

Muitas pessoas passaram a viver uma situação inédita durante a pandemia de Covid-19: a casa também se tornou o ambiente de trabalho. Mesmo sem uma estrutura adequada para isso, foi preciso adaptar o espaço para atender às necessidades do dia a dia e, ao mesmo tempo, ser o local de lazer, descanso e convívio familiar. Um enorme desafio, com consequências diretas para a ergonomia durante o expediente.

Por lei, as adaptações ergonômicas aplicadas às empresas também devem ser seguidas em casa. Quem estabelece os parâmetros mínimos para que isso seja realizado com segurança é a Norma Regulamentadora 17 (NR 17), que visa adaptar as condições do ambiente às características psicofisiológicas dos empregados, gerando mais conforto, segurança e desempenho eficiente para todos. Ela determina, por exemplo, como devem ser as condições de iluminação, temperatura e umidade do local, além de definir qual o melhor tipo de mobiliário a ser utilizado.

• Leia também: Ergonomia no home office

Mas, por mais que sejam regras essenciais, sabemos que a prática do trabalhador no home office é bem diferente. Nem sempre é possível ter a mesa ou a cadeira ideal, mas o serviço não vai parar por isso. Pensando nesse ponto, Gleciane Santos, ergonomista da Ocupacional, realizou um webinar para mostrar como adaptar as condições que se tem em casa para garantir o máximo de conforto possível.

O home office possível

A ergonomia nada mais é do que adaptar os postos de trabalho e as atividades para que todos tenham um maior bem-estar. É um movimento que deve ser feito independentemente de onde se esteja – em casa, no escritório ou até mesmo na fábrica. Então é preciso que as suas condições para exercer as atividades tragam bem-estar e conforto para seu corpo.

Na transmissão, Gleiciane destaca que uma das principais questões para se ter um home office de qualidade é escolher bem o local para montar o escritório. Nosso cérebro, quando vê alguns ambientes da casa, entendem que aquele é um espaço de descanso. Trabalhar no quarto, ao lado da cama, é um desafio porque sabemos que ali é o local de dormir. E qual o problema de se deitar um pouco para relaxar no meio do dia, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de pensamento, é preciso criar um espaço próprio para o trabalho. Além disso, a própria família respeitará mais esse espaço se ele estiver bem delimitado. Haverá menos interrupções e, com isso, será possível desempenhar seu papel com mais tranquilidade. Afinal, não tem como deixar de lado a rotina de casa, então é preciso fazer com que esses dois lados da sua vida conversem de forma harmônica.

O espaço escolhido também precisa ter boa iluminação e uma boa ventilação. Caso seja um lugar mais quente, por exemplo, é preciso ter espaço para um ventilador ou um umidificador de ar para garantir boas condições de trabalho.

A mesa precisa ser confortável para o uso. Não importa se é uma mesa de jantar ou mesa de escritório, o importante é que ela possua uma profundidade adequada para movimentação dos materiais e das pernas e que os cotovelos fiquem sempre em um ângulo de 90 graus na hora de digitar. E o apoio para os pés pode ser feito até mesmo com uma caixa que se tenha em casa.

Por falar no computador, o monitor deve ficar sempre na altura das sobrancelhas. Se for um desktop, é possível elevar até os olhos com auxílio de alguns livros. Caso seja um notebook, você pode construir um suporte simples com canos pvc para garantir que ele também fique na altura indicada. Lembrando sempre que, nesse caso, é preciso utilizar um teclado acoplado para digitação.

Por último, as cadeiras. Não é comum termos cadeiras adaptadas para ficarmos um longo tempo sentados, com ajuste de altura e encostos adequados para as costas e para os braços. Por isso, é possível até mesmo adaptar as cadeiras que se tem em casa, como as da mesa de cozinha, para atender essas necessidades. Com algumas almofadas, por exemplo, é possível fazer um encosto adequado. E com a aquisição de apoios para os braços a serem acoplados à mesa é perfeitamente possível criar um ambiente confortável.

O mais importante de todo esse processo é deixar o ambiente caseiro o mais confortável possível para a realização das atividades diárias. O objetivo é chegar no final do dia sem dores, para que você possa descansar tranquilamente e se preparar para uma nova jornada no dia seguinte.

E se você quer mais dicas ou quer aprender exercícios corporais e de respiração para aplicar em casa, clique aqui e assista ao webinar completo.

Home office funcional

Se você quer mais dicas sobre como deixar seu home office adaptado às regras de ergonomia, preparamos um ebook exclusivo sobre o assunto. Nele você verá como escolher seu posto de trabalho, a iluminação ideal para o espaço, qual a melhor opção de cadeira e a importância das pausas e dos alongamentos. Clique no link abaixo e baixe o ebook gratuitamente!

Compartihe

Mais posts

This will close in 0 seconds

Quer falar com o Grupo Ocupacional?

Estamos aqui!

Clique abaixo no setor desejado: